Farmabin Reportagem

 

 

Reportagem no jornal HOJE CENTRO SUL - Irati - PR

 

 

 

                        

 

Farmácia Farma Bin: 10 anos de tradição e qualidade

 

Irati - A Farmácia Farma Bin foi fundada em 26 de junho de 1999 e são sócios os farmacêuticos Antônio João Bini e Eleusa Fornazari Bini e Luiz Antonio Fornazari Bini, que também é bioquímico industrial e de alimentos. Eleusa e Luiz são, respectivamente, filha e neto do saudoso médico Lourival Luiz Fornazari.

Luiz conta que tudo começou a cerca de 30 anos quando seus pais abriram o laboratório Santo Antonio, que funciona ao lado da farmácia. "A maioria dos farmacêuticos que eram formados naquela época acabavam indo mais para essa parte de laboratório de análises clínicas ou trabalhar em hospital e a parte da farmácia mesmo as vezes ficava um pouco de lado" relata Luiz. Depois que se formou em farmácia pela PUC-PR ele ficou como farmacêutico responsável da farmácia. "Mas na minha idéia não tinha aquela vontade de montar uma farmácia normal ficar só na parte de dispensação, não que não seja uma coisa importante mas eu sempre gostei da parte de preparação de medicamentos, de você montar uma fórmula, de você poder trabalhar com essa flexibilidade", conta.

O gosto pela manipulação levou Luiz a se especializar em bioquímica industrial e de alimentos, permitindo que hoje a Farma Bin seja uma das maiores empresas no ramo, não só da manipulação de medicamentos mas também na parte de florais, fitoterápicos e cosméticos.

A Farma Bin foi a primeira farmácia de manipulação em Irati e por isso existiam muitas dificuldades principalmente em relação a aceitação. "Porque há dez anos atrás ninguém sabia o que era manipulação até essa questão dos genéricos também estava no começo, até os médicos não entendiam muito, não compreendiam muito e até o genérico ajudou porque ele fala no nome do princípio ativo", conta.

Convencer as pessoas de que um manipulado tem o mesmo efeito que um medicamento industrializados foi uma das maiores dificuldades iniciais. Segundo Luiz o trabalho que realiza com a manipulação é o mesmo trabalho que o genérico fez. "Uma das coisas que infelizmente atrai mais é a questão da diferença de preço, não deveria ser assim mas como a questão da indústria principalmente a multinacional a margem dela é uma margem muito alta então o preço do medicamento multinacional é muito caro", relata.

Um dos pontos está que as multinacionais geralmente tem um preço globalizado, não levando em conta a questão sócio econômica de cada país que é diferente.

Depois de dez anos, Luiz conta que muita coisa mudou em relação ao medicamento manipulado e que muitas pessoas hoje optam por ele. "Muitas mudanças tiveram e essa parte do genérico foi criando corpo até ajudou na parte de manipulação para divulgar o nome do princípio ativo, ou seja o que é o principal", comenta.

"É lógico que tem muitas pessoas que tem receio ou algumas pessoas de idade já estão acostumadas a tomar aquele medicamento que tem aquela cor da caixinha, que tem aquela cor de comprimido isso já é algo que se torna um costume e até o fator psicológico da pessoa acha que aquele cor de remédio é que faz efeito e se por acaso mudar não vai fazer. Então essa também é uma questão que a gente deixa a critério da pessoa", conta.

Além da manipulação a farmácia também conta com a parte de medicamentos industriais. "A opção é dele (cliente) a gente mostra a diferença, as vantagens e desvantagens para manipular a pessoa precisa aguardar um dia para ficar pronto o medicamento que é o tempo de preparo da fórmula. Alguns casos as vezes fica inviável por morar no interior ou por costume. É ela que determina se vai trocar ou não", explica.

Vantagens da manipulação

Uma das vantagens da manipulação, além do preço mais baixo, é a possibilidade de se ter o medicamento na quantidade exata que o cliente precisa, evitando assim o desperdício e o risco de intoxicação. "Essa é uma das funções da manipulação: fazer a quantidade exata para o período de tratamento da pessoa. Outra questão também por exemplo é a pessoa que toma três, quatro medicamentos no mesmo horário. Se houver compatibilidade de você associar esses medicamentos na mesma cápsula é uma questão que daí acontece que a pessoa em vez de tomar três ou quatro comprimidos e ter três ou quatro caixinhas ela vai ter um pote no qual dentro daquela cápsula vai ter os três quatros medicamentos dela e ela toma como se fosse os três ou quatro comprimidos. Isso principalmente pro idoso é uma vantagem porque realmente as vezes esquece", aponta Luiz.

Essas medidas facilitam o dia a dia da pessoa. Em casos de pessoas que tem dificuldade de engolir, idosos ou crianças se o medicamento indicado tiver o princípio ativo para manipular existe a possibilidade de preparar um medicamento em líquido, facilitando a ingestão.

Luiz ressalta que a manipulação não é especificidade apenas de medicamentos, mas também pode ser utilizada na área estética, pois se pode fazer cremes específicos para cada tipo de pele ou para cabelos oleosos, secos, cada um com um diferencial. " A pessoa pode vir para cuidar da pele, do cabelo, da unha", conta.

Investimentos

Procurando sempre oferecer o melhor e estar adequada com as leis, a Farma Bin está sempre renovando e cuidando para que produtos de qualidade e seguros sejam oferecidos a seus clientes.

Luiz explica que para se fazer a manipulação existem critérios e também é necessário locais e roupas adequados para se realizar o procedimento. "Hoje posso dizer que a manipulação é uma mini industria porque você tem todas as cobranças, todos os materiais e equipamentos e controle de qualidade igual da industria mas você produz em uma quantidade menor", explica.

Uma das adequações recentes foram os laboratórios que antes ficavam apenas no andar de baixo e hoje ocupam também o andar de cima da farmácia. "O resultado final é um laboratório de manipulação no qual você tem um espaço de trabalho adequado correto ou seja os funcionários têm um espaço para trabalhar com facilidade", comenta.

Luiz adianta que durante a reforma dos laboratórios algumas medidas já foram baseados em mudanças futuras, como a sala de líquidos e semi - sólidos para uso interno como no caso de xaropes e a sala de líquidos e semi - sólidos para uso esterno como cremes e xampus. "Tudo em prol para sair cada vez mais um medicamento com qualidade", enfatiza Luiz.

Outro cuidado da empresa está na atenção aos clientes, entre elas se destaca uma orientação nutricional gratuita que acontece toda a quinta-feira no período das 13 as 18 horas. "A gente sempre busca um bem estar não só para os clientes da farmácia mas para todos",frisa.

Atualmente 11 funcionários trabalham na farmácia localizada na rua Coronel Emílio Gomes nº 91 no centro de Irati.

TEXTO E FOTOS: CÍNTIA SYNDERSKI, DA REDAÇÃO

Ed. 476 08/07/2009

Foto1 : Luiz Antonio Fornazari Bini - Farmacêutico Responsável - CRF 11980

Foto 2: equipe atuando nos laboratórios